Módulo: entrada de dados

 

Nesse módulo o aluno será introduzido a programa de entrada de dados. Durante muito tempo investi pessoalmente no programa EpiData. Mas desde 2015, migrei progressivamente para o RedCap devido a recursos que julguei mais interessante. Esse módulo do curso sempre foi ministrado em EpiData, até que o módulo foi removido da grade. Mesmo assim o material didático é mantido aqui por razões históricas. O EpiData (a versão antiga 3.1 ou a mais recente EpiData -Manager/EntryClient) não é o único aplicativo capaz de executar a tarefa de entrada de dados e a escolha entre os diferentes programas depende das funcionalidades desejadas e empatia. Há o EpiInfo 6.04d (para DOS) (desenvolvimento interrompido e do qual o EpiData 3.1 é dissidente), o EpiInfo (para windows) o CSPro etc. O Excel, o LibreOffice ou qualquer outro programa que permite entrada de dados em formato de planilha possuem pouquíssimos recursos de controle de entrada de dados (apesar de possível). Por isso, esses permitem erros de entrada de dados dos mais diversos e com muita frequência, como por exemplo o usuário trocar uma linha ou coluna durante uma digitação ou trocar a formatação da variável etc. A entrada de dados em planilhas para fins de pesquisa é considerada má prática e deve ser evitada. A maioria dos aplicativos de análise de dados (como R, SPSS, SAS ou STATA) permite edição/entrada de dados, mas em uma estrutura semelhante a uma planilha de cálculo, ou seja, com todas as suas desvantagens.

É muito comum, por exemplo, em pesquisas multicêntricas, os dados serem digitados em um portal da internet com os formulários disponíveis “online” ou em um software desenvolvido pela equipe do próprio ensaio ou por empresas especializadas. Esses portais geralmente utilizam linguagem SQL, MySQL ou ORACLE que são linguagens de armazenamento de dados em servidores. Programas de livre acesso que exemplificam esse grupo são RedCap, OpenClinica e o próprio EpiInfo versão web & cloud. O RedCap possui vasta documentação e suporte, incluindo diversos tutoriais em vídeos que certamente o usuário pode aprender as tarefas mais comuns sozinho, desde que um profissional de TI já tenha instalado e configurado o programa para funcionar. Para os alunos ou profissionais do INI que queiram experimentar o RedCap hospedado no INI (https://redcap.ini.fiocruz.br), entrem em contato e solicitem uma conta que vocês possam gerenciar os seus projetos. Há diversos tutoriais em vídeo que ensinam com usar o programa de forma simples (https://redcap.ini.fiocruz.br/index.php?action=training). Acredito que o RedCap possui uma série de vantagens para projetos que mais de uma pessoa manipula os dados em relação a programas que são instalados individualmente em máquinas locais e é o que atualmente recomendo para todos os alunos e projetos de pesquisa.

Ainda, é cada vez mais frequente a utilização de entrada de dados eletrônica diretamente em computadores, pulando a fase dos papeis (apesar de possíveis implicações éticas e de boas práticas em relação a documentos fontes e rastreamento das informações de volta a fonte). Em inquéritos de campo, como o Censo do IBGE, um software para computadores de mão é muito comum nessas situações, por exemplo o Pendragon®, o CSEntry CSPro Data Entry para Android, o EpiInfo para mobile e até o RedCap para Android ou IOs, e os dados são posteriormente transferidos para um central caso desejado. Se houver curiosidade suficiente, há inúmeros aplicativos semelhantes que fazem essa função na loja da Apple e no Google play. Outro programa apto para essa de entrada de dados é o Teleform®, originalmente desenvolvido para capturar dados de fax. Este, a partir de formulários em papel, alimenta um banco de dados através de imagens de um scanner que digitalizou os formulários preenchidos.

Todos esses recursos têm as suas vantagens e desvantagens e ao mesmo tempo não modificam a essência do progresso dos dados e evitam (em maior ou menor grau) os erros (humanos) durante esse processo. Para melhor compreender o progresso dos dados e conceitos como “Controle de qualidade”, “Garantia de qualidade”, e “Gerenciamento de dados”, sugere-se iniciar com a apresentação a respeito de qualidade dos dados de um curso de pesquisa clínica para profissionais de saúde em 2011. Lembrar que cursos de boas prática (clínicas, laboratoriais ou de manufaturas), de bioética etc são sempre desejáveis. Cursos online estão disponíveis, por exemplo: http://phrp.nihtraining.com/.

Qualidade dos dados é um assunto relevante que os alunos deveriam se interessar. Recomendo leituras adicionais a respeito de progresso dos dados que podem ser bastante iluminadoras:

·        Quality assurance of data: ensuring that numbers reflect operational definitions and contain real measurements [State of the art series. Operational research. Number 3 in the series]

·        Data Cleaning: Detecting, Diagnosing, and Editing Data Abnormalities

·        Quality of Data Entry Using Single Entry, Double Entry and Automated Forms Processing–An Example Based on a Study of Patient-Reported Outcomes

·        Apresentação a respeito de qualidade dos dados

 

O curso de entrada de dados era baseado na apostila do módulo EpiData 3.1. Além do conteúdo da apostila, o curso conta com vídeo-aulas com o mesmo conteúdo que devem ser assistidos na sequência.

Os vídeos têm duração de até 5 min por conta de tamanho de arquivo. Os vídeos foram todos gravados em flash, que já não são mais suportados pelos navegadores mais utilizados. Para visualizar os arquivos corretamente seria necessário ter uma visualizador para arquivos nesse formato como o disponível em http://www.swffileplayer.com/ . Lembrar que esse módulo não será cobrado nos exercícios/avaliações.

 

 

Etapa

Vídeo

Introdução

Introdução geral

 

Vídeo 1

 

Vídeo 2

 

Vídeo 3

 

Vídeo 4

Desenvolvendo o *.QES e o *.REC

Vídeo 5

 

Vídeo 6

 

Vídeo 7

 

Vídeo 8

 

Vídeo 9

 

Vídeo 10

Desenvolvendo o *.CHK

Vídeo 11

 

Vídeo 12

 

Vídeo 13

 

Vídeo 14

 

Vídeo 15

 

Vídeo 16

 

Vídeo 17

 

Vídeo 18

 

Vídeo 19

 

Vídeo 20

 

Vídeo 21

 

Vídeo 22

 

Vídeo 23

 

Vídeo 24

 

Vídeo 25

 

Vídeo 26

Recursos adicionais

Vídeo 26b

 

Vídeo 27

 

Vídeo 28

 

Vídeo 29

 

Vídeo 30

 

Vídeo 31

 

Vídeo 32