Estatística 2: regressões e modelos de
previsão clínica (2023).
Conteúdo e procedimentos
metodológicos
Apresentações,
vídeos e exercícios:
Coordenador:
Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil
http://lattes.cnpq.br/6597654894290806
Ementa
Acesse a ementa
com o cronograma. Acesse também a página do curso no sistema SIGA
da FIOCRUZ. Ocasionalmente ocorre que o sistema SIGA não atualiza com a ementa
mais recente e a versão anterior é repetida no sistema. Para os interessados a
fazer o curso como disciplina para obter crédito, devem entrar em contato com a
secretaria acadêmica do
Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas e solicitar orientações
quanto a inscrição. Usualmente as matrículas para alunos cursando regularmente
a pós-graduação e alunos externos que querem crédito avulso são em períodos
diferentes e ocorrem em janeiro do ano vigente no caso de disciplinas
ministradas no primeiro semestre, e em junho ou julho no caso de disciplinas
ministradas no segundo semestre. Esse curso é ofertado como disciplina tanto
para o mestrado quanto para o doutorado acadêmico. A disciplina é direcionada
para profissionais de saúde cursando pós-graduação, mas o material didático
pode ser acessado por qualquer interessado.
Fornecer
as bases conceituais e práticas da análise de dados utilizando regressões com
múltiplos preditores usando exemplos da área da saúde. O enfoque é prático nos
métodos aplicados a estudos de modelos de previsão.
Este
curso destina-se permitir que o aluno possa compreender e executar o racional
de planos de análise de modelos de previsão clínica, e praticar a condução de
análise quanto o desenvolvimento, validação, demonstração e utilização de
modelos de previsão (decisão) clínica com regressões, de tal forma que ao final
do curso ele(a) possa buscar literatura e recursos mais avançados por si e
assim utilizar esses recursos no seu objeto de pesquisa.
Como conhecimento prévio, é necessário que o aluno tenha cursado
Estatística Aplicada à Pesquisa em Saúde 1, ou conhecimentos de Estatística com
entendimento de probabilidade, testes hipóteses medidas de efeito etc. (com
comprovação), conhecimentos de software R (sem comprovação). Se o aluno quiser
acessar material didático a respeito de R, recomendo acessar o material
didático do curso regular de Introdução a aplicativos
de informática para auxílio à pesquisa.
Esta(e) disciplina / curso pretende atender a necessidade do
público do aluno de pós-graduação na área da saúde do conhecimento de
compreender, planejar e executar análises para o desenvolvimento ou validação
de modelos de previsão clínica. Nem de longe esse curso exauri todo o conteúdo
do campo, no entanto permitirá aos alunos se familiarizarem com os principais
conceitos e procedimentos.
São abordados conceitos e questões fundamentais com modelos de
regressão linear simples e modelos de regressão logística. Esses tipos de
modelo foram selecionados pela conveniência, mas diversos conceitos e práticas
em estudos de modelos de previsão podem ser igualmente aplicados em modelos de
sobrevivência ou em modelos chamados de “machine learning” caso a previsão de eventos em saúde seja o ponto
principal.
O curso assume um formato presencial. Porém, haverá vídeo-aulas gravadas que poderão ser assistidas na
plataforma de ensino, prática com análise de dados de exemplos que serão
fornecidos ao início do curso, e oficinas presenciais. É esperado que os alunos
tenham disponibilidade para consumir o conteúdo do curso, mesmo não estando
presentes em sala de aula. A disponibilidade corresponde à um período
aproximado de 4h diárias durante o período do curso (dias comerciais).
Simultaneamente ao banco de dados de exemplo para seguir as
aulas, haverá um banco de dados para exercícios no qual as avaliações serão
baseadas. É esperado que os exercícios supervisionados possam ser realizados
simultaneamente com as avaliações.
O plano é intercalar sessões expositivas de conteúdo com sessões
de oficina, discussões de exercícios que devem ser resolvidos com antecedência.
Os exercícios são sempre disponibilizados com antecedência para que os alunos
possam resolve-los e a discussão seja mais direcionada
durante as oficinas. As oficinas são planejadas para ocorrerem após um conteúdo
expositivo a que se referem, para que os alunos possam ser introduzidos ao
assunto e possuírem tempo hábil para a resolução dos exercícios.
Cada sessão expositiva possui aproximadamente entre 1h e 30 min
a 2h. Cada sessão presencial deve durar até 3h. Somando-se com o tempo
necessário estudar o conteúdo teórico e se aplicar na resolução dos exercícios,
o aluno deveria se dedicar aproximadamente 16h ou 20h semanais (incluindo os
momentos presenciais) para ter um aproveitamento razoável
O
aluno que cursar por crédito deverá ter acesso a plataforma Moodle no INI ao
início do curso. Haverá questões a serem respondidas na plataforma molde como
avaliação do desempenho do aluno. Essas avaliações exigirão dos alunos análise
dos dados fornecidos para esse fim e interpretação das respostas da análise.
Data |
Dia |
Hora |
Atividades |
Prof. Responsável |
08/02/2020 |
Quarta-feira |
9h às
12h e 13:30h às 16h |
Sessão
prática presencial |
Pedro
Brasil |
15/02/2020 |
Quarta-feira
|
9h às
12h e 13:30h às 16h |
Sessão
prática presencial |
Pedro
Brasil |
01/03/2020 |
Quarta-feira |
9h às
12h e 13:30h às 16h |
Sessão
prática presencial |
Pedro
Brasil |
08/03/2020 |
Quarta-feira |
9h às
12h e 13:30h às 16h |
Sessão
prática presencial |
Pedro
Brasil |
08/03/2020 |
Quarta-feira |
9h às
12h e 13:30h às 16h |
Sessão
prática presencial |
Pedro
Brasil |
• Material didático
fornecido.
Sugestão adicional: Users'
Guides to the Medical Literature: A Manual for Evidence-Based Clinical Practice
(3ed)
Capitulos: 19.4 e 21.2
Apresentações, vídeos e exercícios:
É esperado que os alunos assistam as apresentações / aulas expositivas
na sequência. O vídeos de das apresentações e os de “oficina” (exemplos
práticos de análise de dados) e foram elaborados para o curso em formato semi-presencial ou a distância mas podem ser utilizados como
fonte. Para os que querem créditos, executem as avaliações correspondentes na
plataforma Moodle no INI.
As sessões presenciais serão para esclarecimentos de dúvidas ou discussões a
respeito das avaliações ou sessões práticas que já foram assistidas.
É recomendado que o material didático seja acessado na
sequência. As apresentações foram criadas com PowerPoint. Os vídeos com o
formato webm que podem ser visualizadas diretamente
no navegador ou baixadas para o disco local. Se houver qualquer tipo de erro,
inconsistência ou mal funcionamento do material didático, favor entrar em
contato para verificação.
Os vídeos antigos em swf são
obsoletos, já que os navegadores não oferecem mais suporte para esse formato.
Caso queiram assistir essas sessões nesse formato há necessidade de baixar os
arquivos para o disco local. Como os navegadores aparentemente descontinuaram o
suporte para esse tipo de arquivo que já foi padrão para vídeos online,
provavelmente será necessário instalar um visualizador de arquivos como o
disponível em http://www.swffileplayer.com/.
Os bancos de dados e os
scripts de comando para seguir os exemplos do curso podem ser acessados aqui. Esse arquivo
pode ser atualizado durante o curso. Cuidado para não manter versões antigas. A
sugestão é manter uma pasta do curso que tenha os arquivos separadamente.
Boa parte desse material didático teve participação de Marcel
Quintana e Raquel Vasconcellos.
Sessão |
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Apresentação
sem áudio |
Apresentação
com áudio |
Vídeos
em swf |
Vídeo
em WebM |
Introdução a regressões e modelos de
previsão |
Sessão
1 |
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Planejando
e conduzindo modelos de previsão – parte 1 |
Sessão
2 |
- |
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Planejando
e conduzindo modelos de previsão – parte 2 |
Sessão
3 |
- |
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Introdução
a modelagem - Análise de variância |
Sessão
4 |
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Oficina
de análise de variância |
Sessão
5 |
- |
- |
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O conteúdo até a segunda sessão presencial foi
coberto. |
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Introdução
a modelagem - correlação e regressão linear |
Sessão
6 |
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Introdução
a modelagem - regressão linear múltipla |
Sessão
7 |
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Oficina
de correlação, ajuste de modelos múltiplos e seleção de preditores |
Sessão
8 |
- |
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Introdução
a modelagem – regressão linear (interação e colinearidade) |
Sessão
9 |
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Oficina
interação e colinearidade |
Sessão
10 |
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- |
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Dados
ausentes |
Sessão
11 |
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Oficina
de dados ausentes |
Sessão
12 |
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O Conteúdo até a terceira sessão presencial foi
coberto. |
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Especificação
e estimação – parte 1 (modelos alternativos) |
Sessão
13 |
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Especificação
e estimação – parte 2 (codificação e restrição de preditores) |
Sessão
14 |
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Especificação
e estimação – parte 3 (seleção de preditores) |
Sessão
15 |
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Especificação
e estimação – parte 4 (pressupostos de modelos) |
Sessão
16 |
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Oficina
de especificação e estimação |
Sessão
17 |
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Desempenho
e validação – Parte 1 (medidas de desempenho) |
Sessão
18 |
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Desempenho
e validação – Parte 2 (formas de penalização) |
Sessão
19 |
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Oficina
de desempenho e penalização |
Sessão
20 |
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Aplicação
e apresentação de resultados |
Sessão
21 |
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Oficina |
Sessão
22 |
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Conteúdo até a quarta sessão presencial foi
coberto. |
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