Conteúdo
e procedimentos metodológicos
O livro tomado como fonte principal do curso:
Livros tomados como fonte adicional do curso:
Apresentações, vídeos e exercícios:
Manuscritos para discussão nos seminários:
Coordenador:
Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil
http://lattes.cnpq.br/6597654894290806
Colaboradores em edições anteriores:
Rodolfo de Almeida Lima Castro
http://lattes.cnpq.br/8918299610523931
Lara Esteves Coelho
http://lattes.cnpq.br/7841962767450482
Fernanda Sardinha
http://lattes.cnpq.br/3676749923401621
Emersom Mesquita
http://lattes.cnpq.br/5939498737737913
Juliana Arruda
http://lattes.cnpq.br/3901287504026120
Acesse a ementa
com o cronograma. Acesse também a página do curso no sistema SIGA
da FIOCRUZ. Ocasionalmente ocorre que o sistema SIGA não atualiza com a ementa
mais recente e a versão anterior é repetida no sistema. Para os interessados a
fazer o curso como disciplina para obter crédito, devem entrar em contato com a
secretaria acadêmica do
Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas e solicitar orientações
quanto a inscrição. Usualmente as matrículas para alunos regulares e alunos
externos são em períodos diferentes e ocorrem no início do semestre letivo do
ano vigente no caso de disciplinas ministradas no primeiro semestre, e em junho
ou julho no caso de disciplinas ministradas no segundo semestre. Esse curso é
ofertado como disciplina tanto para o mestrado profissional como para o
mestrado / doutorado acadêmico, assim é possível que o curso seja ofertado mais
de uma vez ao ano. A disciplina é direcionada para profissionais de saúde
cursando pós-graduação, mas o material didático pode ser acessado por qualquer
interessado.
24/04/2023 |
Manhã |
Introdução
a Epidemiologia Clínica e Desenhos
/ delineamentos de estudo |
Pedro
Brasil |
24/04/2023 |
Tarde |
Medidas
de Frequência e de Associação. |
Pedro
Brasil |
08/05/2023 |
Manhã |
Exercícios
/ Oficina |
Pedro
Brasil |
08/05/2023 |
Tarde |
Testes
diagnósticos |
Pedro
Brasil |
15/05/2023 |
Manhã |
Exercícios
/ Oficina |
Pedro
Brasil |
15/05/2023 |
Tarde |
Estudos
prognósticos e modelos de previsão |
Pedro
Brasil |
22/05/2023 |
Manhã |
Exercícios
/ Oficina |
Pedro
Brasil |
22/05/2023 |
Tarde |
Ensaios
clínicos |
Pedro
Brasil |
29/05/2023 |
Manhã |
Exercícios
/ Oficina |
Pedro
Brasil |
29/05/2023 |
Tarde |
Questionários,
Controle de qualidade e gerenciamento de dados. Erros
de informação. |
Pedro
Brasil |
05/06/2023 |
Manhã |
Exercícios
/ Oficina |
Pedro
Brasil |
05/06/2023 |
Tarde |
Revisão
sistemática e metanálise |
Pedro
Brasil |
12/06/2023 |
Manhã |
Exercícios
/ Oficina |
Pedro
Brasil |
12/06/2023 |
Tarde |
Seminário |
Pedro
Brasil |
19/06/2023 |
Manhã |
Seminário |
Pedro
Brasil |
19/06/2023 |
Tarde |
Seminário |
Pedro
Brasil |
Fornecer
as bases conceituais da Epidemiologia clínica como método de investigação
científica aplicada à temas da saúde, com exemplos em doenças infecciosas.
Enfoque prático dos métodos aplicados a estudos de testes diagnóstico,
prognóstico, à prevenção, ao tratamento e à avaliação de estratégias ou
tecnologias.
Capacitar
os alunos a utilizar os conceitos epidemiológicos como ferramentas para
delinear e planejar investigações de suas hipóteses de estudo clínicos.
Habilitar o aluno a compreender, desenhar, planejar e conduzir estudos
clínicos; resumir e criticar resultados de publicações científicas; compreender
a abrangência e limites de dados de estudos clínicos. Permitir que os alunos
procurem por si, conteúdo mais avançado para atender as necessidades de seus projetos.
Esta(e) disciplina / curso pretende atender a necessidade do
conhecimento de planejar e interpretar pesquisas clínicas a partir do ponto de
vista do profissional de saúde, utilizando métodos epidemiológicos.
É abordado conceitos e questões fundamentais nos três principais
temas da pesquisa clínica: estudos em testes diagnósticos, estudos para
prognóstico e estudos de intervenção (tratamento). O conteúdo não é exaustivo,
mas há diversas indicações de aprofundamento de conteúdos específicos.
No tema de testes diagnósticos, aborda-se a complexidade de
relações que dificultam a elaboração do projeto e da interpretação dos
resultados, das etapas de desenvolvimento de testes diagnósticos e das
diferenças entre validação laboratorial e validação clínica, dos tipos de
raciocínios envolvidos nas interpretações das diferentes abordagens.
No tema de estudos prognóstico, será abordado vantagens e
limitações de estudos de seguimento, estimativas brutas de riscos em grupos com
características clínicas definidas e conceitos fundamentais de modelos de
previsão prognósticos (que também servem para modelos de diagnóstico).
No tema de estudos de intervenção, será abordado conceitos
primordiais de causalidade e atribuição de efeito, e para que servem e como se
deve interpretar elementos típicos de estudos de intervenção como alocação
aleatória, ocultamento de sequência de alocação, mascaramento / cegamento,
intenção de tratamento e análise por protocolo entre outros.
O plano é intercalar sessões expositivas de conteúdo com sessões
de oficina com discussões de exercícios. Os exercícios são sempre disponibilizados
com antecedência para que os alunos possam resolve-los e a discussão seja mais
direcionada durante as oficinas. Esses exercícios serão deverão ser respondidos
na plataforma moodle e o desempenho observado comporá a nota final do curso. As
oficinas são planejadas para não ocorrerem no mesmo dia da sessão expositiva a
que se referem, para que os alunos possam ser introduzidos ao assunto e
possuírem tempo hábil para a resolução dos exercícios.
Nas últimas sessões do curso haverá um seminário. Para a
execução do seminário, manuscritos de pesquisas nos diferentes temas abordados
ao longo do curso serão ofertados e grupos de alunos irão emitir suas opiniões
e como esses trabalhos poderiam ser aperfeiçoados como se fossem pareceristas
de um periódico. Os arquivos dos manuscritos se encontram abaixo. Apesar de não
haver necessidade de entregar um trabalho, recomenda-se escrever o trabalho
como um parecer.
Cada sessão expositiva possui aproximadamente entre 1h e 30 min
a 2h. Cada sessão para resolução dos exercícios possui aproximadamente entre 2h
e 3h. Somando-se com o tempo necessário estudar o conteúdo teórico e se aplicar
na resolução dos exercícios, o aluno deveria se dedicar aproximadamente 16h ou
20h semanais (incluindo os momentos presenciais) para ter um aproveitamento
razoável
Para
os que fazem o curso com intenção de ganhar crédito pela pós-graduação, o
processo avaliativo é feito em duas etapas.
Há
uma pontuação referente aos exercícios realizados na plataforma moodle. A
segunda, e componente principal da nota final, é a participação no seminário.
O
livro tomado como fonte principal do curso:
Designing clinical research /
Stephen B Hulley. [et al.]. — 4th ed. ISBN 978-1-60831-804-9
Livros tomados como fontes adicionais do curso:
Enhancing the QUAlity and Transparency Of
health Research
Centre for Evidence Based Medicine.
Apresentações, vídeos e exercícios:
É recomendado que o material didático seja acessado na
sequência.
Sessão |
Apresentação sem áudio |
Apresentação com áudio |
Vídeo aulas |
Arquivo de exercícios |
Solução de exercícios |
Solução em vídeo |
Introdução a
Epidemiologia Clínica |
- |
- |
- |
|||
Medidas de Frequência
e de Associação |
docx ; pdf |
Parte 1; Parte 2; Parte 3; Parte 4; Parte 5; Parte 6; Parte 7 e 8; Parte 9 e 10; Parte 11; Parte 12; Parte 13; Parte 14 |
||||
Estudos de testes
diagnósticos |
docx ; pdf |
Parte 1 a 3; Parte 4; Parte 5; Parte 6; Parte 7; Parte 8 a 11; Parte 12 |
||||
Estudos prognósticos
e modelos de previsão |
docx ; pdf |
Parte 1; Parte 2; Parte 3; Parte 4; Parte 5; Parte 6 e 7; Parte 8; Parte 9; Parte 10; Parte 11; Parte 12; Parte 13 |
||||
Ensaios clínicos |
docx ; pdf |
Parte 1; Parte 2; Parte 3; Parte 4; Parte 5; Parte 6; Parte 7; Parte 8; Parte 9; Parte 10; Parte 11; Parte 12; Parte 13 e 14; Parte 15 e 16; Parte 17 e 18 |
||||
Questionários,
Controle de qualidade e gerenciamento de dados |
docx ; pdf |
Parte 1; Parte 2; Parte 3; Parte 4; Parte 5; Parte 6; Parte 7; Parte 8; Parte 9; Parte 10; Parte 11; Parte 12; Parte 13; Parte 14; Parte 15; Parte 16 |
||||
Revisão sistemática e
metanálise |
docx ; pdf |
Parte 1; Parte 2; Parte 3; Parte 4; Parte 5; Parte 6; Parte 7; Parte 8; Parte 9; Parte 10; Parte 11; Parte 12 |
Manuscritos para discussão nos seminários:
Os seminários devem ser apresentados por grupos de alunos. Se o texto
não for designado com antecedência, cada grupo deve escolher um estudo dos
abaixo. É interessante que os diferentes grupos escolham diferentes estudos. Os
alunos devem discutir entre si pontos fortes e fracos de um dos estudos e tomar
como referência o que é esperado pelas recomendações de relatório para o
respectivo tipo de estudo (EQUATOR). A discussão deve ser centrada no que
poderia ser aperfeiçoado se o grupo estivesse no lugar da equipe que planejou e
conduziu o estudo.
“Enhancing the QUAlity
and Transparency Of health Research” (EQUATOR) deve ser utilizado como
referência para avaliação dos manuscritos para o seminário.
Também é recomendado a leitura da seguinte coleção a respeito de
elaboração de manuscritos:
https://www.jclinepi.com/article/S0895-4356%2813%2900017-6/abstract
Tema |
Arquivo (Checklist recomendada) |
Testes diagnósticos |
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Estudos prognósticos |
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Modelos de previsão |
Tuberculose
prognostico (TRIPOD),
Tuberculose diagnóstico
(TRIPOD),
Doença de Chagas (TRIPOD).
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Ensaios clínicos |
Poliomielite
(CONSORT),
Dengue (CONSORT) |
|
|
Revisão sistemática e metanálise |
Influenza
diagnóstico (PRISMA);
Influenza
tratamento (PRISMA) |