Epidemiologia clínica (2023).

 

Professores

Ementa

Cronograma

Objetivos do curso

Conteúdo e procedimentos metodológicos

Dedicação do aluno

Procedimentos avaliativos

Material didático

O livro tomado como fonte principal do curso:

Livros tomados como fonte adicional do curso:

Outras fontes:

Apresentações, vídeos e exercícios:

Manuscritos para discussão nos seminários:

 

 

Professores

 

Coordenador:

Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil

http://lattes.cnpq.br/6597654894290806

pedro.brasil@ini.fiocruz.br

 

Colaboradores em edições anteriores:

Rodolfo de Almeida Lima Castro

http://lattes.cnpq.br/8918299610523931

 

Lara Esteves Coelho

http://lattes.cnpq.br/7841962767450482

 

Fernanda Sardinha

http://lattes.cnpq.br/3676749923401621

 

Emersom Mesquita

http://lattes.cnpq.br/5939498737737913

 

Juliana Arruda

http://lattes.cnpq.br/3901287504026120 

 

Ementa

Acesse a ementa com o cronograma. Acesse também a página do curso no sistema SIGA da FIOCRUZ. Ocasionalmente ocorre que o sistema SIGA não atualiza com a ementa mais recente e a versão anterior é repetida no sistema. Para os interessados a fazer o curso como disciplina para obter crédito, devem entrar em contato com a secretaria acadêmica do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas e solicitar orientações quanto a inscrição. Usualmente as matrículas para alunos regulares e alunos externos são em períodos diferentes e ocorrem no início do semestre letivo do ano vigente no caso de disciplinas ministradas no primeiro semestre, e em junho ou julho no caso de disciplinas ministradas no segundo semestre. Esse curso é ofertado como disciplina tanto para o mestrado profissional como para o mestrado / doutorado acadêmico, assim é possível que o curso seja ofertado mais de uma vez ao ano. A disciplina é direcionada para profissionais de saúde cursando pós-graduação, mas o material didático pode ser acessado por qualquer interessado.

 

 

Cronograma

 

24/04/2023

Manhã

Introdução a Epidemiologia Clínica e

Desenhos / delineamentos de estudo

Pedro Brasil

24/04/2023

Tarde

Medidas de Frequência e de Associação.

Pedro Brasil

08/05/2023

Manhã

Exercícios / Oficina

Pedro Brasil

08/05/2023

Tarde

Testes diagnósticos

Pedro Brasil

15/05/2023

Manhã

Exercícios / Oficina

Pedro Brasil

15/05/2023

Tarde

Estudos prognósticos e modelos de previsão

Pedro Brasil

22/05/2023

Manhã

Exercícios / Oficina

Pedro Brasil

22/05/2023

Tarde

Ensaios clínicos

Pedro Brasil

29/05/2023

Manhã

Exercícios / Oficina

Pedro Brasil

29/05/2023

Tarde

Questionários, Controle de qualidade e gerenciamento de dados.

Erros de informação.

Pedro Brasil

05/06/2023

Manhã

Exercícios / Oficina

Pedro Brasil

05/06/2023

Tarde

Revisão sistemática e metanálise

Pedro Brasil

12/06/2023

Manhã

Exercícios / Oficina

Pedro Brasil

12/06/2023

Tarde

Seminário

Pedro Brasil

19/06/2023

Manhã

Seminário

Pedro Brasil

19/06/2023

Tarde

Seminário

Pedro Brasil

 

 

 

Objetivos do curso

Fornecer as bases conceituais da Epidemiologia clínica como método de investigação científica aplicada à temas da saúde, com exemplos em doenças infecciosas. Enfoque prático dos métodos aplicados a estudos de testes diagnóstico, prognóstico, à prevenção, ao tratamento e à avaliação de estratégias ou tecnologias.

Capacitar os alunos a utilizar os conceitos epidemiológicos como ferramentas para delinear e planejar investigações de suas hipóteses de estudo clínicos. Habilitar o aluno a compreender, desenhar, planejar e conduzir estudos clínicos; resumir e criticar resultados de publicações científicas; compreender a abrangência e limites de dados de estudos clínicos. Permitir que os alunos procurem por si, conteúdo mais avançado para atender as necessidades de seus projetos. 

 

Conteúdo e procedimentos metodológicos

Esta(e) disciplina / curso pretende atender a necessidade do conhecimento de planejar e interpretar pesquisas clínicas a partir do ponto de vista do profissional de saúde, utilizando métodos epidemiológicos.

É abordado conceitos e questões fundamentais nos três principais temas da pesquisa clínica: estudos em testes diagnósticos, estudos para prognóstico e estudos de intervenção (tratamento). O conteúdo não é exaustivo, mas há diversas indicações de aprofundamento de conteúdos específicos.

No tema de testes diagnósticos, aborda-se a complexidade de relações que dificultam a elaboração do projeto e da interpretação dos resultados, das etapas de desenvolvimento de testes diagnósticos e das diferenças entre validação laboratorial e validação clínica, dos tipos de raciocínios envolvidos nas interpretações das diferentes abordagens.

No tema de estudos prognóstico, será abordado vantagens e limitações de estudos de seguimento, estimativas brutas de riscos em grupos com características clínicas definidas e conceitos fundamentais de modelos de previsão prognósticos (que também servem para modelos de diagnóstico).

No tema de estudos de intervenção, será abordado conceitos primordiais de causalidade e atribuição de efeito, e para que servem e como se deve interpretar elementos típicos de estudos de intervenção como alocação aleatória, ocultamento de sequência de alocação, mascaramento / cegamento, intenção de tratamento e análise por protocolo entre outros.

O plano é intercalar sessões expositivas de conteúdo com sessões de oficina com discussões de exercícios. Os exercícios são sempre disponibilizados com antecedência para que os alunos possam resolve-los e a discussão seja mais direcionada durante as oficinas. Esses exercícios serão deverão ser respondidos na plataforma moodle e o desempenho observado comporá a nota final do curso. As oficinas são planejadas para não ocorrerem no mesmo dia da sessão expositiva a que se referem, para que os alunos possam ser introduzidos ao assunto e possuírem tempo hábil para a resolução dos exercícios. 

Nas últimas sessões do curso haverá um seminário. Para a execução do seminário, manuscritos de pesquisas nos diferentes temas abordados ao longo do curso serão ofertados e grupos de alunos irão emitir suas opiniões e como esses trabalhos poderiam ser aperfeiçoados como se fossem pareceristas de um periódico. Os arquivos dos manuscritos se encontram abaixo. Apesar de não haver necessidade de entregar um trabalho, recomenda-se escrever o trabalho como um parecer.

 

Dedicação do aluno

Cada sessão expositiva possui aproximadamente entre 1h e 30 min a 2h. Cada sessão para resolução dos exercícios possui aproximadamente entre 2h e 3h. Somando-se com o tempo necessário estudar o conteúdo teórico e se aplicar na resolução dos exercícios, o aluno deveria se dedicar aproximadamente 16h ou 20h semanais (incluindo os momentos presenciais) para ter um aproveitamento razoável

 

Procedimentos avaliativos

Para os que fazem o curso com intenção de ganhar crédito pela pós-graduação, o processo avaliativo é feito em duas etapas.

Há uma pontuação referente aos exercícios realizados na plataforma moodle. A segunda, e componente principal da nota final, é a participação no seminário.

 

Material didático

 

O livro tomado como fonte principal do curso:

 

Designing clinical research / Stephen B Hulley. [et al.]. — 4th ed. ISBN 978-1-60831-804-9

 

Livros tomados como fontes adicionais do curso:

 

Haynes, RB – Clinical Epidemiology. How to do clinical practice research. Lipincott Williams. 2006. ISBN: 0-7817-4524-1.

 

The evidence base of clinical diagnosis: theory and methods of diagnostic research / edited by J. André Knottnerus, Frank Buntinx. 2nd ed. ISBN 978-1-4051-5787-2

 

Guyatt, G - Users' Guides to the Medical Literature: Essentials of Evidence-Based Clinical Practice, (Uses Guides to Medical Literature) 3rd Edition. ISBN: 978-0071794152.

 

Ewout W. Steyerberg. Clinical Prediction Models. A Practical Approach to Development, Validation, and Updating. 978-0-387-77243-1.

 

Duolao Wang & Ameet Bakhai. Clinical Trials. A Practical Guide to Design, Analysis, and Reporting. 2006. ISBN-10: 1 901346 72 2

 

Outras fontes:

 

Enhancing the QUAlity and Transparency Of health Research

 

Centre for Evidence Based Medicine.

 

Apresentações, vídeos e exercícios:

 

É recomendado que o material didático seja acessado na sequência.

 

Sessão

Apresentação sem áudio

Apresentação com áudio

Vídeo aulas

Arquivo de exercícios

Solução de exercícios

Solução em vídeo

Introdução a Epidemiologia Clínica

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Parte 1

-

-

-

Medidas de Frequência e de Associação

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pptx ; ppsx

Parte 1

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Parte 1;

Parte 2;

Parte 3;

Parte 4;

Parte 5;

Parte 6;

Parte 7 e 8;

Parte 9 e 10;

Parte 11;

Parte 12;

Parte 13;

Parte 14

Estudos de testes diagnósticos

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pptx ; ppsx

Parte 1

docx ; pdf

docx ; pdf

Parte 1 a 3;

Parte 4;

Parte 5;

Parte 6;

Parte 7;

Parte 8 a 11;

Parte 12

Estudos prognósticos e modelos de previsão

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pptx ; ppsx

Parte 1

docx ; pdf

docx ; pdf

Parte 1;

Parte 2;

Parte 3;

Parte 4;

Parte 5;

Parte 6 e 7;

Parte 8;

Parte 9;

Parte 10;

Parte 11;

Parte 12;

Parte 13

Ensaios clínicos

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Parte 1

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docx ; pdf

Parte 1;

Parte 2;

Parte 3;

Parte 4;

Parte 5;

Parte 6;

Parte 7;

Parte 8;

Parte 9;

Parte 10;

Parte 11;

Parte 12;

Parte 13 e 14;

Parte 15 e 16;

Parte 17 e 18

Questionários, Controle de qualidade e gerenciamento de dados

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Parte 1

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Parte 1;

Parte 2;

Parte 3;

Parte 4;

Parte 5;

Parte 6;

Parte 7;

Parte 8;

Parte 9;

Parte 10;

Parte 11;

Parte 12;

Parte 13;

Parte 14;

Parte 15;

Parte 16

Revisão sistemática e metanálise

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Parte 1

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docx ; pdf

Parte 1;

Parte 2;

Parte 3;

Parte 4;

Parte 5;

Parte 6;

Parte 7;

Parte 8;

Parte 9;

Parte 10;

Parte 11;

Parte 12

 

 

Manuscritos para discussão nos seminários:

 

Os seminários devem ser apresentados por grupos de alunos. Se o texto não for designado com antecedência, cada grupo deve escolher um estudo dos abaixo. É interessante que os diferentes grupos escolham diferentes estudos. Os alunos devem discutir entre si pontos fortes e fracos de um dos estudos e tomar como referência o que é esperado pelas recomendações de relatório para o respectivo tipo de estudo (EQUATOR). A discussão deve ser centrada no que poderia ser aperfeiçoado se o grupo estivesse no lugar da equipe que planejou e conduziu o estudo.

Enhancing the QUAlity and Transparency Of health Research” (EQUATOR) deve ser utilizado como referência para avaliação dos manuscritos para o seminário.

Também é recomendado a leitura da seguinte coleção a respeito de elaboração de manuscritos:

https://www.jclinepi.com/article/S0895-4356%2813%2900017-6/abstract

 

Tema

Arquivo (Checklist recomendada)

Testes diagnósticos

Pneumonia (STARD), Estreptococus (STARD), Malaria (CONSORT)

Estudos prognósticos

Tuberculose (STROBE), Doença de Chagas (STROBE)

Modelos de previsão

Tuberculose prognostico (TRIPOD), Tuberculose diagnóstico (TRIPOD), Doença de Chagas (TRIPOD).

Ensaios clínicos

Poliomielite (CONSORT), Dengue (CONSORT)

 

 

Revisão sistemática e metanálise

Influenza diagnóstico (PRISMA); Influenza tratamento (PRISMA)